Voluntário Pessoa Física

O ato de auxiliar o próximo vem de longa data na sociedade moderna. Historicamente iniciou no Brasil, no século XVII, quando instituições de assistências a pessoas carentes foram orientadas para fins filantrópicos, como as casas de misericórdias portuguesas, que possuíam fins diversos de benemerência como hospitais, asilos, orfanatos ou hospícios. A virtude da caridade em amparar os mais fracos e necessitados está enraizado no âmago do ser humano. A compaixão ao próximo cresce quando verificamos que podemos melhorar as condições alheias. O trabalho voluntário é um diferencial para o desenvolvimento nas organizações do terceiro setor. Em 2012, o Ibope traçou o mapa do voluntariado no Brasil, e identificou o perfil dos voluntários. Vários fatores foram analisados, como faixa etária mais atuante, duração e frequência dessas atividades. Do total dos entrevistados, 11% afirmam prestar serviço voluntário, mas somente 5% de forma definida. Também foi analisado qual a preferência de escolha do objeto das atividades pelos entrevistados, é somente 1% responderam que desenvolviam atividades que envolviam animais. Existem diversos projetos para intensificar o voluntariado no Brasil, mas poucos são direcionados a causa animal.

                          

Pensando nisso, o Instituo 100% Animais estimula o voluntariado na causa animal e desenvolve atividades estruturadas que podem ser realizadas por qualquer pessoa, após um prévio e simples treinamento de conhecimentos básicos do setor. Um curso oferecido com duração de 4 horas que irá introduzir você no universo da rotina animal de uma instituição, elucidar questões relacionados aos animais, e como atuar em diversos questionamentos da população. Após este treinamento você poderá escolher em quais atividades quer atuar:

  • voluntário em eventos de adoção, prospectando adotantes, cuidando dos animais, ou entrevistando possíveis adotantes;
  • auxilio na administração da entidade, mais próxima de sua casa, com horário semanal definido;
  • atualização do site da entidade;
  • banho nos animais do abrigo;
  • passeio com os animais do abrigo;
  • apoio aos serviços veterinários da entidade;
  • captação de recursos;
  • ampliação da cadeia de parceiros;
  • apoio em projetos pontuais;
  • ligações telefônicas pós-adoção para verificar como está a adaptação do animal;
  • organização de mutirões empresariais.

As ações coletivas definidas e frequentes são extremamente importantes para o perfeito andamento da entidade envolvida. No Brasil, as pessoas não tem o hábito de doar nem tempo nem recursos financeiros. Acreditam que doando utensílios obsoletos e alguns trocados aos pedintes já contribuíram o suficiente para a melhoria da sociedade (informações apresentadas por pesquisa realizada pela Ipsos Public Affairs, 2013). Precisamos criar uma nova forma de olhar o mundo, fomentando a cultura de doação, com práticas diárias e simples para a construção de um mundo mais justo e digno. O engajamento da população na causa animal é primordial como fator multiplicador de melhorias efetivas na qualidade de vida dos animais. O comprometimento do voluntário faz a diferença no balanço social de uma organização sem fins lucrativos. O despertar ético de uma sociedade está na maneira como enfrenta as dificuldades apresentadas. A persepção social de transformação é o combustível para o aprimoramento do futuro. O voluntário é um poderoso recurso e componente vital do capital social de uma organização e da composição de um país.  Os animais necessitam do nosso poder de atuação para viverem melhor. Venha fazer parte desta Equipe Transformadora.


Seja um Voluntário 100% Animais!!!

Dados Pessoais

Nome*
RG*
CPF*
Sexo
Data de nascimento*
Endereço completo*
Telefone*
-
E-mail*
Tipo sanguíneo*
Estado civil*
Nome do Pai
Grau de instrução*
Nome da Mãe
Nacionalidade*
Naturalidade*


Serviço Voluntário

Selecione o seu interesse de ajuda*
Como surgiu o interesse em ser voluntário?*
Qual sua disponibilidade em horas e dias da semana para realizar o trabalho voluntário?*

 

 

Referências:

Mapa do Voluntariado no Brasil, Instituto Ibope

Mapa da doação no Brasil, Instituto de Desenvolvimento Social