Voluntariado Empresarial

No Brasil, o trabalho voluntário é uma atividade pouco difundida entre os cidadãos. Na última pesquisa realizada pelo Ibope em 2011, apenas 11% da população desenvolvia algum trabalho não remunerado, mas apenas 5% com frequência definida. O trabalho voluntário é um dos pilares na administração contemporânea, pois atua diretamente no desenvolvimento de pessoas e suas habilidades. Por esta razão, muitas empresas estão investindo tempo e recursos financeiros para engajar seus funcionários em projetos de voluntariado empresarial. Muitos são os benefícios desta prática, tanto para as empresas quanto para os funcionários. As pessoas desenvolvem um sentimento de satisfação de trabalhar em uma empresa que se preocupa com o social, o funcionário desfruta da satisfação pessoal de estar envolvido em uma causa, têm oportunidades de ampliar seu networking, e suas experiências profissionais lidando com assuntos e pessoas absolutamente incomum ao seu cotidiano, também atua na promoção da cidadania e se conscientiza a respeito do papel que pode exercer na sociedade como agente transformador.

Alguns dos benefícios que o voluntariado empresarial traz para os participantes:
1- funcionários que possuem práticas voluntárias frequentes aumentam sua visibilidade e sua capacidade de comunicação;
2- gestores melhoram suas habilidades de liderança;
3- a empresa melhora a construção da marca, a reputação na comunidade e retém funcionários facilmente;
4- também reforça o vínculo com o colaborador, unindo-os na visão comum dos valores e da cultura empresarial.

  

                                           

Nesta mesma pesquisa que traçou o mapa do voluntariado no Brasil, encontramos números surpreendentes em relação a preferência das atividades realizadas pelos voluntários, somente 1% da mão de obra voluntária é direcionada aos animais. Entre as pessoas que possuem práticas voluntárias frequentes e definidas somente 1% delas trabalha com a causa animal, a grande maioria desenvolve trabalho em instituições religiosas para o público em geral. Pensando nisso O Instituo 100% Animais criou um projeto para aumentar o engajamento do voluntariado corporativo com foco na causa animal. As entidade que abrigam animais carecem muito de trabalho voluntário pois não possuem recursos financeiros suficientes para realizar diversas ações essenciais. Por isso, desenvolvemos o Mutirão Empresarial. Neste projeto levamos um grupo de colaboradores para determinada entidade. O grupo é divido em equipes e cada equipe recebe as atividades pertinentes para execução, como limpeza das áreas internas e externas, pintura de canis, classificação de medicamentos, jardinagem, organização de estoque, banhar e passear com os animais, enfim diversas atividade, que no decorrer de 6 horas são propostas para a melhoria da entidade. Os colaboradores descobrem uma nova maneira de agregar valor as suas atividades, de forma divertida e atuante no bem estar aos animais. Assista ao vídeo que produzimos no 1ª Mutirão realizado pelo Instituo 100% Animais. 


 


Venha fazer parte deste movimento de transformação, faça parte do Instituto 100% Animais, seja um articulador sócio-animal.

Se você quer fazer um mutirão empresarial, entre em contato: voluntarioempresarial@100animais.com.br

 

 

Referências:

Organização das Nações Unidas
Rede Voluntários Brasil
Instituto IBOPE - Pesquisa do Voluntariado no Brasil
LGB Associates