Profissional Liberal

O Instituto 100% Animais identificou que a grande maioria das instituições que amparam e protegem animais carentes, seja de animais domésticos, silvestres ou exóticos são mantidas por pessoas físicas que não tiveram um treinamento profissional adequado. Para o crescimento do setor e a perpetuação e ampliação das atividades precisamos adotar modelos de gestão mais profissionais. Por isso, criamos o projeto 100% Empreendedorismo, que apoia a capacitação, estruturação e organização de entidades interessadas no desenvolvimento de suas atividades e consequentemente na melhoria dos serviços prestados de bem-estar animal. Para o projeto ser eficaz dentro de um prazo considerável necessitamos do envolvimento direto de vários profissionais liberais que atuem em diversas áreas para a elaboração do planejamento estratégico e seu expertise para solucionar as adversidades enfrentadas no dia a dia das instituições.

Muitos profissionais tem vontade de doar o seu trabalho em ações eficazes e organizadas, mas muitas vezes não encontram aonde atuar, e não sabem como proceder na busca de uma entidade. Outros encontram uma entidade, mas o trabalho a ser feito é tão complexo e desafiador que desistem de atuar. Unindo diversos profissionais de diversas áreas conseguiremos implementar melhores técnicas em um curto espaço de tempo. Neste projeto, você será parte importante da transformação social que pretendemos inserir nas organizações de proteção animal. O engajamento de profissionais liberais, será um catalisador na multiplicidade de ações positivas para a construção sistêmica de uma nova realidade na rotina dos animais que vivem em centenas de entidades sem a estruturação adequada para atender suas necessidades básicas como, alimentação, cuidados veterinários, e espaço suficiente para correr e brincar.

A dedicação de doar tempo e trabalho na promoção da melhoria de vida dos animais é o maior benefício que se pode receber. As atividades desenvolvidas são voluntárias objetivando a profissionalização das entidades. O Instituto 100% Animais articula os projetos em parcerias com os administradores e os profissionais liberais interessados. O tempo dispensado para as atividades é de acordo com a disponibilidade do profissional, podendo realizar suas tarefas a distância mas com o comprometimento necessário para o sucesso do projeto. Veja como você pode agregar na intervenção social que queremos desenvolver nas organizações do terceiro setor com foco na causa animal. 

         

                                       

Abaixo alguns exemplos de como cada profissional pode atuar e transformar a realidade dos animais brasileiros:

 
Administrador:

o profissional em administração atuará na gestão da instituição, isto é, fará a análise dos procedimentos atuais e nas mudanças necessárias para a otimização dos processos, articulará eventos para captação de recursos, será o gerenciador do projeto de profissionalização da entidade, identificará as dificuldades e os pontos fortes junto com diversos profissionais. Suas atividades podem ser realizadas 1 vez por semana, ou conforme sua disponibilidade. Administrará mudanças através da implementação do modelo de gestão 100% Animais.

 

 
Designer:

a atuação do profissional de web designer é muito importante para comunicarmos adequadamente nossas atividades. A criação da identidade visual da entidade, e sua completa comunicação digital, bem como a criação do sites e banners, comunicação visual de projetos pontuais e eventos de adoção. Possuir um identidade visual, que passe a mensagem sobre a importância e qualidade dos serviços prestados ao público-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Nas organizações do terceiro setor, a identidade visual muitas vezes é deficitária pois esses serviços são onerosos. Sem recursos financeiros para manter-se suprimem a contratação deste profissional. Se você trabalha como web designer ou tem conhecimentos de internet para criação de identidade visual, e produção de site e mídias sociais, venha fazer parte do nosso projeto. Transmitir a essência dos trabalhos realizados pelas entidades que abrigam e protegem animais é estrategicamente importante para se tornar conhecida pelo grande público. Quanto mais inseridos nos meios de comunicação mais fácil será a captação de recursos para o andamento do projeto.

 
Fotografo:

para criar o site e o desenvolver campanhas de adoção, necessitamos de fotos de qualidade para divulgação dos animais que se encontram no abrigo. A estética da beleza ainda é um ponto forte na sociedade, quanto melhores as fotos, mais fácil será para encontramos adotantes para nossos animais. Além disso, precisamos de fotos dos eventos realizados e das ações efetivas para divulgação em nossas comunicações. Você que é fotografo e quer fazer a diferença na sociedade, venha fazer parte do nosso projeto. Seu trabalho será de acordo com sua disponibilidade.

 

 

 

 
Engenheiro:

dadas suas raras exceções a maioria das instituições cresceu de maneira desordenada e sem planejamento. As edificações não atendem especificações mínimas de segurança colocando em risco a vida dos animais que abrigam.  A atuação de um engenheiro é extremamente importante no planejamento das execuções de adequações que serão realizadas nas antigas construções e na  elaboração de novos projetos para abrigar de maneira adequada os animais. A elaboração da planta baixa é um passo muito importante na intervenção de uma entidade, analisamos critérios básicos e simples para as adequação necessárias. Venha fazer parte deste projeto!

 
Arquiteto:

aplicar técnicas arquitetônicas que poderão melhorar a qualidade de vida dos animais, diminuindo custos e aproveitando ao máximo elementos orgânicos, como captação de água das chuvas, introdução de materiais reaproveitáveis na construção dos canis ou cercados. Após um visita no local da entidade, realizamos uma reunião e definimos juntamente com a equipe de planejamento quais as modificações requisitadas. O projeto arquitetônico é essencial para otimizarmos os custos da construção e adequar o ambiente para as necessidades de cada espécie. Traga seus conhecimentos e sugestões para projetar um futuro melhor para os animais juntamente com o Instituto 100% Animais.

 
Professores:

 a educação é a base de toda transformação. Por isso, o Instituto 100% Animais leva palestras sobre educação ambiental e a importância dos animais em nossa sociedade para diversas escolas de ensino médio e fundamental. Se você é professora pode conhecer o nosso projeto e atuar como uma transformadora do futuro. Pesquisas realizadas comprovam que crianças que maltratam animais tem grandes probabilidades de se tornar um criminoso. Podemos atuar diretamente na origem da formação das crianças e estimular a compaixão pelos animais. Através de palestras interativas e divertidas sobre o tema. Venha fazer parte deste projeto e contribuir para a educação ambiental das crianças brasileiras.

 

 

Assessor de Imprensa:

a disseminação de ações que são realizadas por organizações do terceiro setor com foco no animais é extremamente importante para conscientizar e unir a sociedade em torno deste objetivo. Quanto mais pessoas souberem das condições de vida que vivem os animais e das mazelas que os aflige, maior será o grau de envolvimento social para as mudanças. O assessor de imprensa poderá contatar diversos meios de comunicação sobre as atividades realizadas na entidades, e assim, por meio de rádio, programas de tv, reportagens jornalísticas, e revistas em geral poderemos ampliar nossas atividades através da conscientização e angariar mais simpatizantes para ajudar os animais.

 


Veterinários:

o serviço médico-veterinário é essencial quando falamos sobre animais. Cada animal é diferente do outro e possui hábitos distintos em seu dia a dia, por isso precisamos de apoio veterinário para entendermos as necessidades de cada ser. As atividades pode ser pontual em feiras de castração, visitas semanais para auxiliar os gestores das organizações em suas dificuldades. Ideias e sugestões na elaboração de guias orientadores sobre boas práticas veterinárias coletivas. Elaboração de lista de compras de medicamentos, laudos médicos sobre os animais que são adotados, enfim todas as práticas médicas necessárias para a melhoria da qualidade de vida dos animais.


Escritores:

os escritores poderão escrever sobre os animais, sobre a história de como foi fundada determinada organização, abordar de uma maneira interessante e divertida assuntos de relevância para conhecimento do público. Poderão fazer a revisão de textos, e de todo o material escrito para inserção no site e  nos materiais de divulgação utilizados pela entidade. O sucesso da comunicação é ponto crucial para o crescimento da captação de recursos, pois uma boa comunicação abrange mais leitores e simpatizantes para a causa dos animais. Venha ser o nosso diferencial.

 

 
Advogados:

saber os nossos direitos e deveres nos fortalece na caminho de realização de nossos sonhos. O apoio jurídico se faz necessário para o desenvolvimento de contratos que possam surgir entre as organizações do terceiro setor e terceiros. Acompanhamento de processos envolvendo as organizações afiliadas do Instituto 100% Animais e direcionar as ações jurídicas necessárias. Venha contribuir neste processo de mudança nacional.

 

 

Contadores:

apoio na gestão financeira da entidade, os contadores poderão auxiliar os gestores das organizações viabilizando economias oriundas de diversos centros de custo. Ajudar na implementação de uma prestação de contas transparente com um gerenciador financeiro que contabilize as entradas e saída, quantificando as doações e estimulando um orçamento mensal para gastos. Além disso, as leis mudam rapidamente e muitas vezes não dispomos de informações suficiente para gerir os pagamentos dos tributos sociais da entidade. Não sabemos o que precisamos pagar para o governo, por isso a assessoria contábil se faz essencial para os sucesso do projeto. No Brasil, temos o exemplo de uma instituição de animais que corre o risco de fechar suas portas pois está devendo 15 milhões de reais aos cofre públicos em contribuições sociais. Venha ajudar a manter em dias nossos deveres com o governo.

 

 

Psicóloga/Pedagoga:

O trabalho do profissional em psicologia é importante em diversos núcleos de atuação de uma entidade, como a elaboração de projetos motivacionais para os funcionários das instituições, treinamento específico de voluntários para diversas funções, apresentação de palestras em escolas fundamentais e de ensino médio, atendimento individual ou coletivo dos funcionários das organizações que necessitem de apoio profissional. A conscientização para a quebra de paradigmas sobre a  maneira como os animais não humanos são tratados em nossa sociedade. A mudança de visão é um paradigma de resistência que o psicólogo pode colaborar para transformar as pessoas, para que essas transformem o futuro. Sua participação é fundamental para essa mudança de visão, venha fazer parte deste projeto!

 

 

 

Esclarecimentos sobre a atuação do Profissional Liberal no Instituto 100% Animais:

  1. Todos os profissionais envolvidos no projeto são voluntários;
  2. O Instituto 100% Animais não mantêm vínculo empregatício com as entidades envolvidas, e nem com os profissionais liberais envolvidos;