100% nos Orfanatos

100% Orfanatos

O Brasil tem mais de 3,7 milhões de órfãos (está na 9ª colocação entre 70 países pesquisados, a Índia está em 1º lugar com 25 milhões) e, deste número, aproximadamente 200 mil vivem em orfanatos ou abrigos. A maioria dos órfãos brasileiros são órfãos de pais e mães vivos, que maltrataram os filhos, cometeram espancamentos ou violência sexual, atitudes muitas vezes oriundas da miséria, da doença ou do desemprego. Deixam seus filhos com a promessa de voltar e nunca retornam. E 40% dos pais nunca visitaram seus filhos. Somente 14% dos órfãos realmente não possuem pais vivos. E lá ficam a espera de uma nova família, e a cada ano a probabilidade de encontrar um novo lar diminui, já que a preferência dos adotantes é por crianças menores de 5 anos. Existem diversos tipos dessas instituições, mas a maioria ainda funcionam como os velhos orfanatos, enormes e impessoais, tendo a coletividade dos pertences como maneira de viver, isto é, somente podem ter como objetos pessoais o que couber em uma sacola de supermercado de 5 kg. O restante das peças de vestuário e brinquedos é compartilhado, isto é, tudo é de todos, exceto os sapatos que cada um tem o seu. Isso afasta estes indivíduos da rotina de um convívio familiar e comunitário. Os transtornos do abandono causam efeitos avassaladores na psique desses futuros cidadãos.

100% Orfanatos

Pensando nessa exclusão social, o  Instituto 100% Animais desenvolveu o Projeto 100% nos Orfanatos. Por meio desse projeto, levamos animais domésticos e dóceis para o convívio com estas crianças. Criamos condições de levar animais abandonados para interagir com crianças abandonadas. O benefício da convivência de crianças com animais já foi comprovado através da equoterapia, por meio da qual crianças deficientes desenvolvem aptidões interagindo com os cavalos. Dar e receber carinho estimula a liberação de vários hormônios, como a endorfina, que aumenta a sensação de prazer e diminui a dor física. Recentemente, um dos principais hospitais de São Paulo liberou a entrada de animais em suas dependências para acelerar o processo de melhora dos pacientes. Diversas pesquisas comprovam que os animais ajudam a baixar a pressão sanguínea e a ansiedade, aumentam a imunidade e o prazer de viver.

100% Orfanatos

Os cães e gatos podem ensinar muitas coisas a estas crianças, lealdade, companherismo, dedicação, cuidado ao próximo e vontade de viver em qualquer adversidade. Foi perguntado a uma menina de 9 anos em um abrigo de Porto Alegre como eram os dias na instituição? Ela respondeu: "Tem alguns dias bons, como o dia de aniversário, as pessoas vem me abraçar e a gente come bolo. Os outros todos são iguais".  Com as visitas dos animais, queremos criar mais dias bons, divertidos e alegres. Apaziguaremos um pouco a angústia deles, levando a possibilidade de construir uma amizade verdadeira. A sinergia trará benefícios para ambas as partes, estimulando a autoestima e criando uma nova realidade para o futuro dessas crianças, por meio da interação com estes animais.

 

 

Cadastre seu abrigo e receba a visita de nossos animais!!!

contato@100animais.com.br

 

 “A interação com um animal é uma fonte de contato social única e significativa, acima de qualquer contribuição humana”.