Como Atuamos

Como atuamos

O Instituto 100% Animais atua no desenvolvimento de ações efetivas estruturar organizações do terceiro setor com foco na causa animal, e assim ampliar o número de animais beneficiados por estes projetos, visando que os mesmos sejam tratados dignamente pelos seus tutores ou responsáveis. As ações tem como meta ampliar a consciência e a informação para melhorar a qualidade de vida dos animais, que vivem em nossa sociedade e os que ainda vivem na natureza. Agimos apoiando e incentivando projetos locais, caminhando de forma planejada, consolidando cada etapa do projeto em questão. Compartilhamos experiências de sucesso, para a construção do bem-estar animal.

A atuação do Instituto 100% Animais é amplamente audaciosa na inserção dos animais não humanos na sociedade dos animais humanos. Nossa atuação visa criar um sentimento de pertencimento socioanimal na população, isto é, somos responsáveis pelos animais que foram retirados de seus habitats naturais e estão inseridos em uma sociedade onde não tem condições próprias de sobrevivência. Quando retiramos animais como leões, girafas, hipopótamos, entre outros de suas originais savanas africanas, onde poderiam lutar pela sua própria sobrevivência através da busca diária do alimento, para compor a paisagem de um zoológico, encarcerados em jaulas, ou fazendo parte de uma espetáculo em algum circo de nossas cidades, somos responsáveis por eles. A sociedade é participante deste ato, pois o zoológico é uma entidade pública e o circo um local de entretenimento coletivo. Somos responsáveis pelas condições que esses animais são mantidos e como são tratados. Quando permitimos que o tráfico de animais, retire de florestas brasileiras centenas de milhares de aves para apaziguar a ávida vontade de colecionadores, somos co-responsáveis. Quando não nos preocupamos com o crescimento da população de cães e gatos nas ruas de nossas cidades, os quais são atropelados diariamente com a crescente frota de veículos e ficam a mercê de sua própria sorte em busca de água e alimento, somos responsáveis. Por mais que tentemos nos eximir destas responsabilidades, precisamos enfrentar a condição de co-autores e buscar a reversão dessas ações. Mas o que fazer? Como mudar? Como investir nessas melhorias? Alguns cidadãos se sensibilizam com esta situação e começam a realizar o trabalho individual de ajudar estes animais. Retiram das ruas animais feridos e fragilizados, cuidam, os alimentam, os medicam,  e assim, tomam para si a responsabilidade de toda uma sociedade. A observância esta situação nos levou a desenvolver um projeto que integra a sociedade com estes inúmeros problemas de sobrevivência animal, os quais muitas vezes são ignorados por muitos. Por isso, desenvolvemos um plano de atuação para inserir esta realidade na vida dos brasileiros e juntos mudarmos o que está explicitamente errado. Muitos países já conseguiram reverter essa situação e atualmente os animais vivem em condições dignas em suas sociedades. Queremos iniciar uma corrente de mudança social, que reflita na construção de um futuro que garanta um vida digna aos animais em nosso país. Conheça nossas campanhas.

 

100% Empreendedorismo: O Instituto 100% Animais oferece apoio estratégico para a profissionalização de instituições que protegem os animais, isto é, para perpetuar as ações e garantir o perfeito funcionamento das atividades, o setor precisa se profissionalizar e se organizar como um verdadeira empresa, implementar uma gestão administrativa empresarial para aumentar a captação de recursos. Desenvolver um modelo de gestão próprio para organizações do terceiro setor que cuidam de animais é uma tarefa desafiadora, por isso, trabalhamos em parceria com os administradores e com outras entidades trocando informações e estruturando diversos processos que são comum a todas. Esse intercâmbio de informações proporcionará conhecimento suficiente para mudanças organizacionais, bem como indicará as principais fraquezas e pontos que precisam de aperfeiçoamento na entidade. O objetivo este projeto é a autossustentabilidade das organizações para garantir seu funcionamento e a ampliação de seus serviços prestados aos animais.

 

100% nas Escolas: Nas escolas está se formando o futuro do Brasil. Por isso, o Instituto 100% Animais leva às escolas e instituições de ensino fundamental e médio profissionais especializados para palestrar, disseminando a importância do respeito a vida dos animais não humanos e a interação com o meio ambiente. Pulverizando informações e conhecimento nas escolas poderemos transformar o futuro dos animais ameaçados de extinção e dar uma vida digna a milhares de animais abandonados que atualmente vivem a mercê da própria sorte. A educação consciente forma cidadãos diferenciados, que atuarão de maneira distinta na construção de um futuro melhor para os nossos animais.

 

100% nos Orfanatos: O Brasil possui um grande número de instituições que abrigam crianças e adolescentes que esperam por uma lar. Indivíduos excluídos da rotina de uma vida familiar. O objetivo deste projeto é levar um pouco de alegria a estas crianças através da visita de animais como cães, gatos e coelhos a estas instituições, interagindo esferas vulneráveis da sociedade que poderão se beneficiar mutuamente. O convívio com animais traz diversos benefícios para saúde, comprovado em pesquisas científicas, como o aumento da imunidade, evitando patologias simples, como resfriados e dores de cabeça, diminui o estresse e eleva a auto estima, melhora o humor e faz a vida ser mais alegre e feliz.

 

100% Idoso: O Instituto 100% Animais estimula o voluntariado no grupo da terceira idade, isto é, promovemos a interação de idosos que queiram ajudar no bem-estar aos animais, prestando serviço voluntário nas instituições próximas de suas residências. O Instituto disponibiliza transporte e suporte psicológico para grupos de idosos que queiram participar e ajudar na causa animal. Valorizando o conhecimento de pessoas que tem tanto para dar a uma sociedade carente de trabalho voluntário.

 

100% Parcerias: O Instituto 100% Animais estimula a parceria entre organizações não governamentais que desenvolvam atividades de proteção aos animais. A interação de diversas organizações é benéfica para os animais, pois unidas podemos trocar informações, agregar conhecimento para a solução de inúmeros problemas que já foram solucionados em outras organizações e aumentar a velocidade de ampliação dos serviços prestados aos animais. A união de parcerias só favorece o fortalecimento da causa mediante a sociedade. Juntos somos mais. Venha fazer parte deste projeto, traga sua organização para agregar valor a causa animal.

 

100% Empresas: Captamos recursos através de empresas e pessoas que queiram investir em projetos socioanimais, contribuindo na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Você pode fazer a diferença se cadastrando e sendo uma empresa solidária 100% Animais, isto é, possuímos um selo solidário que indica que sua empresa é amiga dos animais e promove a causa animal entre seus colaboradores estimulando ações benéficas para o bem-estar animal. Se você possui um ponto comercial, pode ajudar a divulgar as Feiras de Adoção do Instituto 100% Animais na sua região ou ainda, ceder espaço para receber um Evento de Adoção. A organização dos eventos é simples e você estará fazendo a diferença em sua região incentivando a doação de animais abandonados. Este é o caminho para diminuirmos os animais como cães e gatos que superlotam abrigos independentes ou estão nas ruas das cidades.

 

Como funciona o Projeto do Instituto 100% Animais:

Todos os programas fazem parte de um projeto maior. Não se pode resolver a problemática dos animais, sem pensarmos em interagir todos as esferas sociais, pois delas depende a solução das adversidades enfrentadas pelos animais. As empresas podem aportar recursos financeiros para a manutenção das entidades, os idosos podem auxiliar em diversas atividades da entidade, as crianças dos orfanatos podem dar carinho aos animais, a população pode adotar animais abandonados ao invés de comprar, o comércio pode divulgar feiras de adoção, as organizações do terceiro setor podem agregar conhecimento, as crianças das escolas podem transformar o futuro e assim, juntos melhoraremos a vida dos animais que estão no território brasileiro.

Esclarecimentos sobre as atividades do Instituto 100% Animais:

1. O trabalho de orientação oferecido pelo Instituto 100% Animais às organizações do terceiro setor que atuam na proteção e desenvolvimento animal, bem como suas palestras em escolas e empresas, visitas em orfanatos, interação com idosos, eventos e seminários têm como objetivo disseminar a cultura do pertencimento socioanimal, onde cada indivíduo pode fazer a sua parte na construção de um mundo melhor, sendo portanto efetuados por voluntários e indivíduos não remunerados;

2. Criamos procedimentos de apoio aos abrigos que protegem os animais, que englobam a parte jurídica, espaço físico, forma de gestão, otimização de processos, prestação de contas, comunicação e engajamento com seu público do entorno, buscando formatar uma gestão de governância na causa animal implementando um modelo de gestão administrativa. Capacitando assim, profissionalmente organizações de proteção de animais e mitigando diversos problemas estruturais e organizacionais;

3. O Instituto 100% Animais não recolhe animais das ruas, e não possuí abrigo para mantê-los. Apoiamos várias entidades que mantêm animais, e realizamos Eventos de Adoção em parceira com estas instituições na busca de lares responsáveis para abriga-los para diminuir os animais destas instituições;

4. Captamos recursos em empresas que se preocupam com o ambiente e os animais, desenvolvendo a responsabilidade social corporativa das mesmas através do selo solidário;

5. Promovemos eventos pontuais para divulgação de entidades locais que desenvolvam um trabalho de proteção na causa;

6. Articulamos ações específicas para beneficiar espécies ameaçadas;

7. Agregamos informações sobre a vida anima;

 

O Instituto 100% Animais possui 4 Núcleos de Atuação

Núcleo de Articulação: mobiliza e articula pessoas e empresas no engajamento socioanimal, capta recursos, participa de palestras e debates, cria relacionamentos com os diversos públicos, elabora projeto de endomarketing para empresas (campanhas internas), organização de eventos pontuais para divulgação das ações, estrutura o modelo de gestão administrativa para outras entidades;

Núcleo de Gestão: implementa o modelo de gestão do Instituto 100% Animais, colabora e geri atividades de capacitação técnica, controla a qualidade e gestão dos processos internos, articula voluntários e estagiários, oferece suporte jurídico, estrutura parcerias com entidades, organiza eventos de adoções e ações pontuais;

Núcleo de Educação: conscientização e educação através de palestras em escolas, empresas e eventos específicos disseminando conhecimentos e esclarecimentos sobre os animais brasileiros e a situação em que vivem.

Núcleo de Comunicação: divulgação de informações e programas, projetos e ações do Instituto e seus apoiadores, suporte nas mídias sociais para as campanhas de adoção e eventos pontuais, desenvolve a comunicação do Instituto 100% Animais e outras entidades apoiadas.